Garopaba é um município brasileiro do litoral sul do estado de Santa Catarina.

História

Arquitetura açoriana em GaropabaGaropaba foi fundada em 19 de dezembro de 1846, quando a Assembléia Provincial autorizou a construção da igreja matriz, do cemitério e da casa paroquial. A população, inicialmente de origem açoriana, dedicava-se à caça das baleias. O nome Garopaba vem da palavra ygara-paba que tem origem na língua guarani e significa “enseada de barcos”.

Nos anos 70, com a chegada dos primeiros hippies e surfistas, inicia-se a transformação da pequena cidade pesqueira em atrativo ponto turístico.

Geografia

Garopaba

Localiza-se a uma latitude 28°01’24” sul e a uma longitude 48°36’48” oeste, estando a uma altitude de 18 metros. Fica a cerca de 90 quilômetros ao sul de Florianópolis, 420 km ao norte de Porto Alegre, 390 km ao sul de Curitiba, 800 km ao sul de São Paulo e 1.200 km ao sul do Rio de Janeiro, 1.470 km ao norte de Buenos Aires (Argentina) e 1.360 km ao norte de Montevidéu (Uruguai). Sua população estimada em 2007 era de 16.399 habitantes.

Turismo

Praias de GaropabaA cidade vem aos poucos se tornando um destino turístico de alto nível para populações de elevado poder aquisitivo e estilos de vida alternativos. Entre suas 8 praias, pode-se destacar a praia da ferrugem, famosa pela sua beleza.

Economia

O forte economia de Garopaba ocorre no verão, pois a cidade, que tem pouco mais de 15 mil habitantes no inverno, tem esse número multiplicado cerca de seis vezes no verão. Algumas empresas instalaram-se na região, contribuindo com a atividade comercial da cidade.

Fonte: Wikipédia