Garopaba - Praia da Ferrugem e Praia da Barra

A Praia da Ferrugem faz parte do município de Garopaba e está a 6km do centro da cidade de Garopaba, 380km ao norte de Porto Alegre e 80km ao sul do centro de Florianópolis.

Considerado o paraíso dos surfistas, a praia da Ferrugem cresceu nos últimos anos.

Localizada a 6 km do centro de Garopaba, no Bairro Capão, tem ar jovial e belas paisagens, que contrastam com as modernas casas dos turistas e as rústicas moradias dos nativos. A praia da Ferrugem é uma praia de extremos: praia e descanso de dia, badalação à noite.

Praia da Ferrugem - GaropabaNum mesmo local reúnem-se turistas, donos de bares e restaurantes, agricultores e pescadores. Enfim, toda uma comunidade dividida entre a difícil tarefa de promover o turismo e ao mesmo tempo cultivar suas raízes culturais, através de eventos como a tradicional “Corrida de Carros de Boi”.

Bonita, com ondas perfeitas e águas de cor esverdeada clara, a praia da Ferrugem tem ainda um canal que a separa da praia da Barra e foi justamente este canal que acabou batizando o balneário, segundo os moradores.

É que em dias em que o fundo está mais cheio de areia, as águas do canal ficam mais amareladas, com uma cor ferruginosa, daí o nome, Praia da Ferrugem.

O por do sol na lagoa é um espetáculo imperdível que deve ser apreciado.

Praia da Ferrugem vista a partir do Morro do Índio. Esse local foi um sambaqui, cemitério indígenaO sambaqui que existe na beira da praia, localizado à esquerda do canal, também é um local interessante. Trata-se de um morro que foi cemitério dos índios da tribo Carijós, na época da colonização do litoral.

Do alto, além da vista à esquerda da praia da Ferrugem, se pode observar toda a baia da Praia da Barra, lado a lado caminhar pelas pedras mar aberto, tomando um delicioso banho de espuma nas piscinas naturais que às vezes se formam entre as pedras. Olhando com atenção, encontram-se vestígios nas pedras utilizadas para afiar instrumentos. Os nativos da área atribuem ao cemitério indígena uma força mística.

Fonte : www.garopaba.sc.gov.br